Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar
O desejo de estar presente online é muito forte. Diversos fatores que colaboram para os sucessos de redes sociais e serviços web, tais como Twitter, YouTube, Facebook, Instagram… A facilidade de criação de perfis ou contas ajuda a atrair usuários para estes serviços. Examinar vantagens e motivos para sucesso destes serviços não é uma tarefa difícil: variedade de recursos, simplicidade de uso, abrangência de ação e “custo zero.”
Na verdade, a gratuidade é um pouco relativa. Afinal, é difícil imaginar alguém investindo milhões em tecnologia apenas para oferecer serviços de graça. Em geral, há interesses comerciais, mais ou menos visíveis ao usuário final. O grande patrocinador de muitos serviços gratuitos na web é a publicidade, implícita ou explícita, para a própria marca/empresa ou para terceiros. Em alguns casos, a publicidade fica evidente. Em outros, a questão é mais sutil.
O meu foco aqui é a hospedagem gratuita de sites. Há serviços que oferecem hospedagem gratuita de sites. Entre estes casos, há os gratuitos abertos ( “quase” qualquer pessoa pode ter) e os gratuitos fechados ( por exemplo, apenas para clientes de um provedor, empresa ou algo do tipo). Este tipo de hospedagem já fez muito sucesso. Hoje a situação parece ser um pouco diferente. O caso de “hospedagem gratuita” mais visível são as hospedagens/serviços de blogs. A principal vantagem, é claro, é o “custo zero”.
Há, no entanto, algumas questões a considerar para avaliar até que ponto a gratuidade vale a pena, com base nos recursos e nas limitações destes serviços. Entre os fatores a considerar destacam-se:
1) Endereço de Domínio – um domínio fácil de ser digitado e memorizado é fundamental
2) Recursos, facilidade e flexibilidade de design – alguns serviços usam templates básicos ou construtores de sites limitados
3) Espaço de uso – a necessidade dependerá do tipo de sites, de suas características e da frequência de atualização
4) Recursos disponíveis
5) Suporte (ou não) a linguagens dinâmicas (PHP e ASP.net, por exemplo) e banco de dados ( MySQL, por exemplo)
6) Recursos de backup, importação, exportação, restauração… – imagine que um dia você pode querer transferir seu site para outro provedor. Já imaginou não conseguir fazer backup ou exportação? O site ou blog poderia ficar “preso” ao serviço.
7) Restrições de uso – nunca deixe de ler com calma os termos e/ou condições de uso
8 ) Termos de uso – direitos e deveres
9) Publicidade inserida pelo serviço – geralmente o usuário não pode controlar ou gerenciar isto. Meu primeiro site foi gratuito e visitantes não entendiam as publicidades, até por não terem relação com o foco do site.
Entre outros …
O objetivo deste e de alguns posts futuros é ajudar a identificar e refletir sobre possíveis vantagens e desvantagens de serviços gratuitos de hospedagem de sites e blogs, com base nas necessidades do usuário.
O fato é que, principalmente nesta era de Web 2.0, há uma grande variedade de serviços e produtos gratuitos que, como tudo na vida, pode ter vantagens e desvantagens. Pesquise, por exemplo, temas grátis, templates grátis, free themes, free templates. A quantidade de resultados é surpreendente. Logicamente, há muita propaganda falsa ou ambígua sobre a gratuidade. Por isso, é sempre bom examinar os textos, termos de usos, restrições com muito cuidado para evitar dores de cabeça ou perda de tempo. Em alguns casos, vale o ditado que diz que “o barato pode custar caro“.