O uso de citações literais em trabalhos acadêmicos
Estudantes em geral relatam muitas dificuldades na elaboração e redação de monografias e artigos. As citações literais causam muitas dúvidas. As dúvidas mais comuns são: Como fazer uma citação? Quando fazer a citação? Quantas citações são permitidas?
Não há regras específicas sobre quantidade. As compreensões podem variar de um professor, orientador ou parecerista para outro.
O que é uma citação literal?
Citação literal é a transcrição de um fragmento de um texto dentro de outro texto. É uma das formas de referência a outro trabalho acadêmico, livro, documento, artigo… Nesse caso, a referência é literal, sem nenhuma espécie de modificação ou edição.
Exemplo de citação literal:
“Para ilustrar alguns destes letramentos, podemos apontar o “letramento crítico”, o “letramento científico”, e o “letramento informacional”. É verdade também que alguns destes letramentos são tratados na literatura pela denominação alfabetização”. (ARAUJO; VILAÇA, 2017, p.127)
Atenção:
Independentemente do tamanho da citação e da fonte, ela precisa ser devida e completamente referenciada.
Apesar de não haver uma, algumas questões podem ajudar a refletir sobre o uso das citações literais.
1- Relevância
Todas as citações literais devem ser de grande relevância para facilitar a compreensão de uma discussão ou possibilitar a ilustração de algo já discutido. Em alguns casos, as vozes de outros autores podem reforçar o que está em discussão. Em alguns temas, a data da publicação pode ser um elemento, já que o cenário já pode ter sofrido mudanças ou uma discussão já estar um tanto superada ou datada.
2- Contextualização
As citações literais não devem ficar isoladas. É importante que todas as citações literais sejam apresentadas ou discutidas. Elas não devem “falar” sozinhas. O estudante pode apresentar uma citação e depois realizar a discussão. Outra forma comum é apresentar uma citação literal como exemplo/ilustração de uma discussão anterior.
3- Equilíbrio quantitativo
As citações literais não devem ocupar uma área considerável do trabalho. É preciso ter bom senso. Caso contrário, o trabalho poderá parecer uma colha de retalho de discurso de outros autores. Uma estratégia simples é colorir as citações literais de vermelho. Se o texto apresentar muitos “fragmentos” vermelhos, isto pode ser um sinal de exagero das citações literais.
4- Equilíbrio de distribuição ao longo do trabalho
As citações literais não devem aparecer concentradas em uma ou outra seção de monografia ou artigo. Isto pode parecer menor domínio daquele tópico pelo autor do trabalho.