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Metodologia Científica: Modalização em textos acadêmicos

  • Postado por Márcio Vilaça
  • Data

O texto acadêmico muitas não deve apresentar grande ênfase nas afirmações. Afirmações muito fortes podem conduzir à generalizações ou parecer um determinismo ou radicalismo. Vejamos uma afirmação popular muito delicada:

“Os professores são resistentes ao uso de tecnologias nas aulas.”

A afirmação acima faz parecer que estamos falando de todos os professores, que trata-se de algo inquestionável. Da forma como está escrita, ela pode ser interpretada como generalização, com ou sem algum fundamento, ou até mesmo preconceito contra os professores. Vejamos uma nova versão:

“Há professores que são resistentes ao uso da tecnologias nas aulas.”

Agora a afirmação parece bastante razoável e deixa claro que não são todos. Com esta afirmação, é bem menos provável que um leitor ou uma banca examinadora questione duramente a colocação. Uma nova versão da colocação:

“Muitos professores são resistentes ao uso da tecnologias nas aulas.”

Esta colocação sugere que não são poucos. No entanto, não deixa claro o que pode ser entendido como muitos. Logo, não há como fazer uma “previsão” quantitativa. Quantos professores seriam necessários para serem considerados muitos.”

Existem diferentes estratégias para reduzir os riscos de generalizações no texto acadêmico.

A modalização permite abrandamento (suavização) do discurso, abrindo, muitas vezes, opções a interpretações diferentes (não no sentido de ambiguidade) e evitando generalizações indevidas, radicalismo.

Forte/Enfático/Conclusivo:  Ciência é …

Modalizado/abrandado: Ciência pode ser definida como… / É possível definir ciência como…

Forte/Enfático/Conclusivo: Os dados provam ….

Modalizado/abrandado: Os dados indicam …. / Os dados parecem indicar….

Não generalizar ou ser determinista pode tirar o autor de um texto acadêmico de muitos apuros, inclusive de ser considerado generalista, radical, infundado e até preconceituoso, dependendo do tópico em discussão. Além disso, pode apontar no sentido de uma gentileza ou de abertura ao diálogo.

Evite generalizações e afirmações muito fortes em textos acadêmicos, especialmente quando não tiver amplo suporte para fundamentar a sua colocação.

Tag:linguagem acadêmica, metodologia, pesquisa, redação, TCC

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Márcio Vilaça

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