O que são estilos de aprendizagem?
O conceito de estilos de aprendizagem está relacionado à forma como preferimos estudar ou aprendemos de forma mais fácil, prazerosa ou rápida. Muitas vezes o conceito é confundido com inteligências múltiplas. Embora haja certa proximidade entre eles, tratam-se de coisas diferentes. A forma mais comum de análise e descrição de estilos de aprendizagem está relacionada ao sentido mais diretamente envolvido. Alunos com estilos visuais gostam de aulas com apresentações de slides, vídeos, cores, cartazes e figuras que apresentem ou sintetizem conteúdos. Muitas vezes fazem apelo à memória visual para lembrar conteúdos em provas. Alunos auditivos preferem aulas orais, seminários, palestras. Na hora de estudar, gostam de ler a matéria em voz alta. Há diversas abordagens de classificação de estilos.
Os estilos podem favorecer o emprego de estratégias de aprendizagem específicas. Há vários estudos que tratam da relação entre estratégias e estilos, também muitas vezes confundidos ou tomados, erroneamente, como sinônimos.
Os professores devem tentar trabalhar de forma a contemplar atividades diversificadas que não favoreçam demasiadamente um tipo de aluno e desagrade outros. O uso excessivo de apresentações de slides pode ser visto como algo cansativo ou pouco produtivo para alunos que tenham estilo auditivo predominante. Outro exemplo, são as aulas seguidas com longas exposições orais. Isto pode ser avaliado de forma negativa por alunos visuais.
Não há formula mágica. É importante diversificar as formas de atividades empregadas sempre que possíveis. É necessário, no entanto, reconhecer que algumas disciplinas ou matérias específicas podem necessitar a priorização de um tipo de recurso. Neste caso, o professor pode direta ou indiretamente conscientizar os alunos da importância daquele tipo de atividade.
Há uma grande quantidade de estudos sobre estilos de aprendizagem em linguística aplicada, mais comumente tratando da aprendizagem de línguas estrangeiras.
Sugestões bibliográficas:
COHEN, A. D. The learner´s side of ESL: Where do styles, strategies and tasks meet? Paper presented at the Southeast TESOL meeting,Miami,October 19-21, 2000.
ELLIS, R. The Study of Second language Acquisition . New York: Oxford University Press, 2001.
REID, J. M. Learning styles in the ESL/EFL classroom. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1995.