Pesquisa e Ensino: Considerações e Reflexões – Artigo
O que é pesquisa? Quais os objetivos de pesquisas? O que é um problema de pesquisa? Professor pode pesquisar? Para que pesquisar?
Artigo publicado:
VILAÇA, M. L. C. Pesquisa e Ensino: Considerações e Reflexões Revista E-scrita. Volume 1. Número 2. Maio-Agosto de 2010.
Resumo
Este artigo discute a interação entre pesquisa e ensino. Ele se baseia em questões frequentes de estudantes sobre o estudo e a prática de pesquisa. O foco está nas áreas de Educação e Linguística Aplicada. A bibliografia referenciada vem de diferentes campos de estudos e pesquisa, especialmente Ciências Sociais, Educação e Letras. O que é pesquisa? Por que devemos pesquisar? O que é um problema de pesquisa? Estas são algumas das questões que este artigo considera. Este trabalho não se propõe a oferecer respostas para tais questionamentos, mas estimular a reflexão sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento da prática educacional.
Este artigo apresenta considerações sobre a prática de pesquisa e a sua relação com o ensino. É possível afirmar que este trabalho busca inspiração na interdisciplinaridade por dois aspectos. Primeiramente, o referencial teórico que dá suporte às discussões tem origem em diferentes campos do saber, especialmente nas Ciências Humanas e Sociais. Em segundo lugar, ainda em estreita relação com o aspecto anterior, o foco das discussões está em duas áreas de naturezas interdisciplinares: Educação e Letras. Isto, no entanto, não significa que as reflexões aqui não possam contribuir para outras áreas de estudo, uma vez que a atividade de pesquisa não se restringe a esta ou aquela área. A opção pelo foco se deve ao objetivo central deste trabalho: refletir sobre a interação entre pesquisa e ensino.
A motivação para este trabalho surgiu de algumas perguntas frequentes de estudantes de graduação e pós-graduação: O que é pesquisa?; Por que pesquisar?; O que é pesquisa aplicada?; Quais as relações entre pesquisa e ensino?; Professor pode ser pesquisador?; Como aprender a fazer pesquisa?; entre outras.
É conveniente antecipar que este artigo não pretende solucionar estes questionamentos, mas oferecer oportunidades para reflexões e novas perguntas. Em outras palavras, o objetivo aqui não é responder ou concluir, mas refletir e instigar o interesse pela prática e pelo estudo de pesquisa. Além disso, são feitas algumas considerações sobre a formação de professores para o ato de pesquisar.
Desta forma, o objetivo básico deste trabalho é propor uma discussão didática sobre pesquisa, que possa contribuir para que estudantes e professores se interessem pelo estudo do assunto e entendam a pesquisa como uma atividade não só compatível com a docência, mas de central importância para o progresso da Educação.
(VILACA, 2010, p.60)
pesquisa – educação – pesquisa teórica – pesquisa aplicada – pesquisa em linguística aplicada – metodologia científica – metodologia de pesquisa – pesquisa em Letras – pesquisa em Educação