• Início
  • Márcio Vilaça
  • Artigos
    • Artigos sobre Cultura Digital
    • Artigos Online
  • Livros
    • Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia
    • Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital
    • Dominando os Verbos Ingleses
  • Educação
    • Educação
    • Estudos Linguísticos
    • Pesquisa
    • Língua Inglesa
    • Metodologia
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Sala Digital
  • Contato
Inovar Conecta Cursos
  • Início
  • Márcio Vilaça
  • Artigos
    • Artigos sobre Cultura Digital
    • Artigos Online
  • Livros
    • Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia
    • Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital
    • Dominando os Verbos Ingleses
  • Educação
    • Educação
    • Estudos Linguísticos
    • Pesquisa
    • Língua Inglesa
    • Metodologia
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Sala Digital
  • Contato

Educação

Inovar Conecta
  • Home
  • Educação
  • Pesquisa e Ensino: Considerações e Reflexões – Artigo

Pesquisa e Ensino: Considerações e Reflexões – Artigo

  • Postado por Márcio Vilaça
  • Data
Variação Linguística

O que é pesquisa? Quais os objetivos de pesquisas? O que é um problema de pesquisa? Professor pode pesquisar? Para que pesquisar?

Artigo publicado:

VILAÇA, M. L. C.  Pesquisa e Ensino: Considerações e Reflexões Revista E-scrita. Volume 1. Número 2. Maio-Agosto de 2010.

LEIA O ARTIGO

Resumo

Este artigo discute a interação entre pesquisa e ensino. Ele se baseia em questões frequentes de estudantes sobre o estudo e a prática de pesquisa. O foco está nas áreas de Educação e Linguística Aplicada. A bibliografia referenciada vem de diferentes campos de estudos e pesquisa, especialmente Ciências Sociais, Educação e Letras. O que é pesquisa? Por que devemos pesquisar? O que é um problema de pesquisa? Estas são algumas das questões que este artigo considera. Este trabalho não se propõe a oferecer respostas para tais questionamentos, mas estimular a reflexão sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento da prática educacional.

Este artigo apresenta considerações sobre a prática de pesquisa e a sua relação com o ensino. É possível afirmar que este trabalho busca inspiração na interdisciplinaridade por dois aspectos. Primeiramente, o referencial teórico que dá suporte às discussões tem origem em diferentes campos do saber, especialmente nas Ciências Humanas e Sociais. Em segundo lugar, ainda em estreita relação com o aspecto anterior, o foco das discussões está em duas áreas de naturezas interdisciplinares: Educação e Letras.  Isto, no entanto, não significa que as reflexões aqui não possam contribuir para outras áreas de estudo, uma vez que a atividade de pesquisa não se restringe a esta ou aquela área. A opção pelo foco se deve ao objetivo central deste trabalho: refletir sobre a interação entre pesquisa e ensino.

A motivação para este trabalho surgiu de algumas perguntas frequentes de estudantes de graduação e pós-graduação: O que é pesquisa?; Por que pesquisar?; O que é pesquisa aplicada?; Quais as relações entre pesquisa e ensino?; Professor pode ser pesquisador?; Como aprender a fazer pesquisa?; entre outras.

É conveniente antecipar que este artigo não pretende solucionar estes questionamentos, mas oferecer oportunidades para reflexões e novas perguntas. Em outras palavras, o objetivo aqui não é responder ou concluir, mas refletir e instigar o interesse pela prática e pelo estudo de pesquisa. Além disso, são feitas algumas considerações sobre a formação de professores para o ato de pesquisar.

 Desta forma, o objetivo básico deste trabalho é propor uma discussão didática sobre pesquisa, que possa contribuir para que estudantes e professores se interessem pelo estudo do assunto e entendam a pesquisa como uma atividade não só compatível com a docência, mas de central importância para o progresso da Educação.

          (VILACA, 2010, p.60)

pesquisa – educação – pesquisa teórica – pesquisa aplicada – pesquisa em linguística aplicada – metodologia científica – metodologia de pesquisa – pesquisa em Letras – pesquisa em Educação

Tag:educação, ensino, formação acadêmica, metodologia de pesquisa, pesquisa

  • Compartilhe:
author avatar
Márcio Vilaça

Post anterior

Linguagem Acadêmica: aspectos da redação acadêmica

Próximo post

Linguística Aplicada e Ensino de Língua Inglesa: algumas siglas

Você também pode gostar

Mudança Linguística
O que é mudança linguística?
31 outubro, 2021
Estilos de Aprendizagem
O que são estilos de aprendizagem?
16 outubro, 2021
Variação Linguística
O que é variação linguística?
16 outubro, 2021

Posts recentes

  • O que é mudança linguística?
  • Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar II
  • Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar
  • Criação, Design e Hospedagem de Sites
  • O que são estilos de aprendizagem?

Assuntos

Inovar Conecta por Márcio Vilaça Porque conectados vamos mais longe.