Trabalhos acadêmicos: Resumo, Abstract e Introdução
Trabalhos de natureza monográfica (monografias, dissertações e teses) apresentam resumo, abstract e introdução. É comum também que estes elementos estejam presentes em artigos. Algumas vezes o resumo e a introdução são confundidos. Outro erro comum é o resumo não resumir o trabalho e apenas apresentar uma reflexão ou provocação sobre o trabalho, sem que apresente os objetivos, a estrutura e a contribuição do estudo, da publicação ou da pesquisa.
Alguns comentários sobre os três elementos:
Resumo – Geralmente escrito em uma folha única, o resumo deve oferecer uma visão geral do trabalho em questão. O objetivo do resumo é indicar a um possível leitor se o trabalho deve ser lido ( se interessa ao leitor). Assim, o resumo deve proporcionar prioritariamente ao leitor indicações objetivas sobre:
a) objetivo do trabalho / pergunta (s) de pesquisa
b) orientação teórica / fundamentação bibliográfica
c) metodologia da pesquisa
d) principal(is) resultado(s) do estudo
Ele não deve ser confundido com a introdução. Este é um engano em alguns trabalhos. O resumo não deve ser um pedaço da introdução ou uma preparação para a mesma, como ocorre muitas vezes.
Abstract (termo, em inglês, para resumo) – deve ser uma tradução ou adaptação, em língua inglesa, do resumo (Em outras línguas ele recebe outras denominações). O erro comum, neste caso, é considerar a obrigatoriedade da tradução literal em língua estrangeira do texto em português. O abstract deve conter as mesmas informações contidas no resumo, mas não há obrigatoriedade de ser uma tradução literal. Voltarei a falar disso em novo post.
Introdução: (discutirei com mais detalhe em post futuro) – Basicamente deve oferecer uma visão geral do seu trabalho, provocar o interesse do leitor paras o trabalho, justificar e ressaltar a importância e a contribuição do trabalho, apresentar a metodologia, entre outros objetivos.