Dicas para monografia: tema, redação, metodologia, objetivos…
O semestre está começando e muitos estudantes precisam fazer monografia de conclusão de curso. Muitos usuários visitam este site procurando por dicas para monografias, sugestões de temas, metodologia, formatação.
Então, não custa apresentar objetivamente algumas dicas:
1- Administre o tempo – demorar para definir tema, objetivos ou para escrever a monografia pode ser o primeiro problema. Quanto mais tempo for desperdiçado, menor ele será para desenvolver o trabalho.
2- Escolha um bom tema – Como escolher um tema para monografia? Pense em algo relevante, proveitoso acadêmica ou profissionalmente. Evite temas com pouca bibliografia disponível ou com bibliografia de difícil aquisição. Dificuldades de obtenção de bibliografia pode ser um grande tormento, principalmente quando o tempo para a monografia é pequeno.
3- Cuidado com temas sugeridos – O tema sugerido pode ser relevante, agradável ou fácil para quem sugeriu, mas pode não ser agradável, produtivo ou relevante para quem sugeriu.
4- Limite os seus objetivos – um trabalho com muitos objetivos pode ser inviável, representar vários trabalhos ou exigir muito tempo. Muitos estudantes acumulam objetivos e os apresentam ao longo do trabalho, considerando que justificará ou enriquecerá o trabalho.
5- Mantenha o foco nos objetivos – verifique se os objetivos não foram abandonados ou esquecidos ao longo do trabalho.
6- A metodologia apropriada – a metodologia devem ser o caminho necessário para que atingir os objetivos propostos e responder as perguntas de pesquisa. Todos os procedimentos e instrumentos de coleta de dados, caso necessários, devem ser justificáveis, viáveis e úteis.
7- Avalie o tempo necessário – cronograma – verifique a relação entre o tempo, os objetivos e a redação. Um erro perigoso é planejar um pesquisa que requer mais tempo que o necessário.
8- Não descuide da linguagem acadêmica – a monografia deve ser escrita com linguagem acadêmica e de acordo com padrões, estilos e formatos aceitos na área.
9- Seja objetivo e claro no seu texto – evite voltas, intercalações demasiadas e repetições desnecessárias. O leitor, independente de ser o orientador ou avaliador, deve entender o texto com facilidade.
10- Respeite as normas de formatação – siga as normas de formatação da ABNT ou indicadas pela instituição
11- Não deixe a formatação para os últimos momentos – trabalhar com o trabalho fora de formatação pode gerar problemas diversos. Por exemplo, o tamanho do trabalho pode ser afetado com a troca de margens, fontes, espaçamento…
12- Atenção à quantidade e à qualidade da bibliografia – a monografia é um trabalho acadêmico e, como tal, requer fundamentação e discussão teórica – não confunda monografia com resumo, fichamento, resenha ou soma destes. Pouca bibliografia pode comprometer o trabalho.
13- Verifique se nenhuma citação literal deixou de ser devidamente referenciada
14- Reserve tempo para revisar tudo – revise aspectos textuais, formais, a clareza do texto, a formatação, paginação, bibliografia…
15- Mantenha contato e dialogue com o orientador
16- Mantenha cópias de segurança (backups) do seu trabalho
17 -Guarde rascunhos e versões diferentes do texto – cuidado para não excluir ou apagar figuras, textos e rascunhos que podem ser úteis. Um parágrafo ou um gráfico rejeitado hoje, por exemplo, pode servir no futuro.