• Início
  • Márcio Vilaça
  • Artigos
    • Artigos sobre Cultura Digital
    • Artigos Online
  • Livros
    • Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia
    • Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital
    • Dominando os Verbos Ingleses
  • Educação
    • Educação
    • Estudos Linguísticos
    • Pesquisa
    • Língua Inglesa
    • Metodologia
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Sala Digital
  • Contato
Inovar Conecta Cursos
  • Início
  • Márcio Vilaça
  • Artigos
    • Artigos sobre Cultura Digital
    • Artigos Online
  • Livros
    • Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia
    • Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital
    • Dominando os Verbos Ingleses
  • Educação
    • Educação
    • Estudos Linguísticos
    • Pesquisa
    • Língua Inglesa
    • Metodologia
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Sala Digital
  • Contato

Educação

Inovar Conecta
  • Home
  • Educação
  • O que é método eclético? – O ecletismo pedagógico e a era pós-método

O que é método eclético? – O ecletismo pedagógico e a era pós-método

  • Postado por Márcio Vilaça
  • Data

Com bastante frequência, podemos escutar a expressão “método eclético“. Algumas vezes a mesma é empregada por professores que não pretende salientar que não adotam “métodos rígidos” ou ainda como oposto a métodos tradicionais (expressão geralmente usada de forma pejorativa). Afinal, o que é um método eclético? Quais as possíveis vantagens do ecletismo pedagógico? Qual a relação entre o método eclético e a era pós-método?

Convém destacar que o ecletismo deve ser compreendido como flexibilidade e não como ausência metodológica. Conforme defendido por Larsen-Freeman(2003) e Brown(2001), o método eclético deve conduzir a uma prática coerente e plural no ensino de uma língua, onde grande variedade de atividades possa ser empregada de forma a facilitar, acelerar ou otimizar o processo de ensino. Os autores e pesquisadores apontam que este ecletismo deve ser guiado por princípios.

Ao adotar um método eclético, o professor deve ser capaz de fazer escolhas metodológicas que atendam às características e às necessidades de seu contexto pedagógico. Portanto, ele deve estar atento para que o caminho até seus objetivos seja coerentemente percorrido. Em outras palavras, toda atividade docente deve ser justificável e estar em harmonia com os objetivos de ensino/aprendizagem.

Leia gratuitamente o artigo citado na íntegra:

VILAÇA, M. L. C.Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras: fundamentos, críticas e ecletismo. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Volume VII. Número XXVI. Julho-Setembro de 2008. ISSN 1678-3182

LEIA O ARTIGO. DISPONÍVEL PARA LEITURA

Referência citada no fragmento acima:   LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. Second Edition. Oxford: Oxford University Press, 2003.   artigo – método eclético – metodologia – linguística aplicada – era pós-metodo – post-method era – applied linguístics

Tag:educação, ensino, ensino de línguas

  • Compartilhe:
author avatar
Márcio Vilaça

Post anterior

Tipos de hospedagem de sites

Próximo post

Sala de aula virtual em educação a distância e blended learning

Você também pode gostar

Mudança Linguística
O que é mudança linguística?
31 outubro, 2021
Estilos de Aprendizagem
O que são estilos de aprendizagem?
16 outubro, 2021
Variação Linguística
O que é variação linguística?
16 outubro, 2021

Posts recentes

  • O que é mudança linguística?
  • Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar II
  • Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar
  • Criação, Design e Hospedagem de Sites
  • O que são estilos de aprendizagem?

Assuntos

Inovar Conecta por Márcio Vilaça Porque conectados vamos mais longe.