Introdução em trabalhos acadêmicos: artigos, monografias, dissertações e teses
Uma dúvida frequente de alunos de graduação e pós-graduação é o conteúdo e o tamanho da introdução. Em monografias, é comum encontrar introduções muito curtas. Embora não haja uma fórmula, uma introdução muito curta pode parecer descuido. Como a versão final de uma introdução é geralmente a última parte a ser escrita, uma introdução muito breve pode dar a sensação de trabalho terminado às pressas. Repito:: é uma possível sensação. Pode ser, ou não, o caso.
Por outro lado, uma introdução muito grande pode ser muito cansativa, repetitiva ou adiantar demais discussões dos capítulos. No entanto, depende da natureza do trabalho e da finalidade da introdução. Em teses de doutorados, as introduções tendem a ser bem longas. Em artigos acadêmicos, devem ser curtas.
Podemos dizer que há um princípio da proporcionalidade (sem fórmula mágica). Um artigo de 15 páginas não deve, por exemplo, ter 3 ou 4 páginas de introdução.
A introdução deve ser uma apresentação do trabalho, que objetiva, entre outras coisas, conquistar o leitor e prepará-lo para a leitura, direcionando o propósito do trabalho, sua relevância, entre outras coisas.
Ela pode conter:
- Contextualização (área do trabalho, foco, nível do estudo…
- Motivação – O que leva o(s) autor(es) a escrever o trabalho
- Problema de pesquisa/tema – problema de pesquisa pode ser um questionamento ou objetivos – não deve ser confundido com o significado de dicionário de problema como algo ruim – um problema de pesquisa pode ser, por exemplo, o estudo de uma situação, contexto ou metodologia de sucesso.
- Objetivos do trabalho (que não necessariamente são os objetivos da pesquisa)
- Relevância do estudo- em termos teóricos e/ou práticos
- Contribuições esperadas do trabalho
- Apresentação da metodologia de pesquisa – apenas para situar o leitor- trabalhos aplicados, em geral, apresentam um capítulo específico para isto
- Apresentação geral dos capítulos (ou de seções em artigos) – Orienta o leitor sobre o que ele encontrará no trabalho.
- Considerações gerais
Em pesquisas aplicadas, é comum que alguns aspectos sejam retomados e discutidos com maior profundidade no capítulo de Metodologia da Pesquisa.
Aconselho a leitura de trabalhos na área (temática e disciplina) da monografia/dissertação/tese para verificar como a introdução foi estruturada.
Introduções em artigos seguem uma lógica um pouco diferente, uma vez que devem ser consideravelmente menores.