Pesquisas em Estratégias de Aprendizagem- Artigo
Você sabe o que são estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras? Basicamente podemos definir as estratégias como procedimentos, técnicas, procedimentos, atitudes e comportamentos que um estudante ou usuário de uma língua pode empregar para otimizar a sua aprendizagem ou para desenvolver a sua competência comunicativa.
Estudos apontam que os bons aprendizes de língua empregam um amplo repertório de estratégias de aprendizagem. Além disso, elas estão relacionadas também à autonomia do estudante ou do usuário da língua. Pesquisadores defendem que as estratégias podem ser ensinadas e, assim, o aluno pode adquirir um amplo repertório de recursos que facilitam a aprendizagem e a comunicação.
Para compreender o campo das estratégias de aprendizagem de línguas estrangeiras, indico a leitura de um artigo de minha autoria, que traça um panorama das pesquisas sobre estratégias. Se você é estudante ou professor de línguas estrangeiras, acredito que o artigo poderá ser bastante interessante e útil. Fica a dica de leitura. O artigo pode ser gratuitamente acessado no link abaixo.
Bons estudos!
VILAÇA, M. L. C. Pesquisas em Estratégias de Aprendizagem: um panorama. Revista E-scrita. Volume 1. Número 1. Janeiro-Abril de 2010.LEIA O ARTIGO. DISPONÍVEL PARA LEITURA
Resumo:
Este artigo apresenta um breve panorama de áreas de estudos relacionados às estratégias de aprendizagem. O objetivo básico deste trabalho é possibilitar a compreensão de fatores que colaboraram diretamente para o desenvolvimento da área. Publicações e pesquisas são indicadas para aqueles que pretendam aprofundar o conhecimento na área.
As estratégias se revelam um dos temas mais pesquisados no que se refere à aprendizagem de línguas estrangeiras (O`MALLEY & CHAMOT, 1990; OXFORD, 2002; 2003a; COHEN, 1998 e 2003; GRIFFITHS & PARR, 2001; ELLIS, 2000 e 2002; BROWN, 2001; CHAMOT, 2004a, 2004b). Entretanto, é de fundamental relevância destacar que estudos e publicações sobre o assunto ultrapassam os limites interdisciplinares da Linguística Aplicada, obtendo, cada vez mais, lugar de destaque em diversas áreas relacionadas à Educação e à Psicologia, em especial à Psicologia da Educação.
Nos últimos anos, podemos encontrar diversos trabalhos sobre o tema no contexto nacional (ALMEIDA, 2002; VILAÇA, 2003; FIGLIOLINI, 2004; GOMES, 2004; CARDOSO, 2005; ARAÚJO-SILVA, 2006; LOPES, 2007, entre outros). Merece menção o fato de muitos estudos nacionais envolvendo estratégias de aprendizagem estarem relacionados a pesquisas em programas de pós-graduação stricto sensu.
Este artigo pretende oferecer uma visão geral dos estudos relacionados às estratégias de aprendizagem, buscando, como o título indica, proporcionar um panorama das pesquisas na área. Devido ao escopo deste trabalho, serão privilegiados os trabalhos realizados e publicados nos últimos dez anos. Além disso, referências a trabalhos de pesquisadores brasileiros serão feitas sempre que possível. No entanto, faz-se relevante salientar que não há pretensão de elencar aqui todos os estudos realizados nos últimos anos no Brasil.
(VILAÇA, 2010, p. 21-22)
estratégias de aprendizagem – ensino de línguas – lingua estrangeira – língua inglesa – linguística aplicada – ensino de estratégias