O conteudista na educação a distância
O termo conteudista é empregado para designar o autor de cursos e materiais didáticos para educação a distância (EaD). Embora todo professor possa ser um conteudista, eles não são necessariamente a mesma pessoa. Muitas vezes os conteúdos elaborados por um único conteudista podem ser usado por diferentes professores.
Há quem considere que professores para cursos em EaD e conteudistas tenham perfis diferentes. No entanto, isto não é tão simples como pode parecer. No caso da educação a distância online, o conteudista precisará ter competências que estão além do domínio teórico do conteúdo, já que ferramentas pedagógicas e tecnológicas específica precisam ser devidamente consideradas, bem como características do projeto em EaD e as condições disponíveis,.
Os conteúdos elaborados pelo conteudista não devem ser entendidos apenas como um “livro” que será divido em partes para o seu emprego em EaD. Isto acarretaria o risco de mera transposição de práticas pedagógicas da modalidade presencial para a distância. Os conteúdos podem ser interativos, atividades diversas, testes, provas…
Em geral, o conteudista trabalha em interação com o designer instrucional. Ele recebe uma encomenda com orientações e estrutura geralmente bem definidos. Conforme os materiais e as atividades são elaboradas, é comum haver um validador, um profissional que vai revisar os conteúdos e se a proposta do desenho instrucional está sendo seguida. Esse procedimento contribui para a qualidade