• Início
  • Márcio Vilaça
  • Artigos
    • Artigos sobre Cultura Digital
    • Artigos Online
  • Livros
    • Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia
    • Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital
    • Dominando os Verbos Ingleses
  • Educação
    • Educação
    • Estudos Linguísticos
    • Pesquisa
    • Língua Inglesa
    • Metodologia
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Sala Digital
  • Contato
Inovar Conecta Cursos
  • Início
  • Márcio Vilaça
  • Artigos
    • Artigos sobre Cultura Digital
    • Artigos Online
  • Livros
    • Cultura Digital, Educação, Linguagem e Tecnologia
    • Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital
    • Dominando os Verbos Ingleses
  • Educação
    • Educação
    • Estudos Linguísticos
    • Pesquisa
    • Língua Inglesa
    • Metodologia
  • Tecnologia
  • Inovação
  • Sala Digital
  • Contato

Língua Inglesa

Inovar Conecta
  • Home
  • Língua Inglesa
  • Métodos de ensino de línguas estrangeiras

Métodos de ensino de línguas estrangeiras

  • Postado por Márcio Vilaça
  • Data

O que é um método ? O que é técnica de ensino? Qual a diferença entre método e abordagem de ensino?

No ensino de línguas estrangeiras, é comum que o professor ou instrutor passe por um treinamento na metodologia empregada por um curso de línguas. Muitas vezes o processo seletivo para uma vaga como docente inclui uma aula (na verdade parte dela) na metodologia adotada no curso. O discurso é que busca-se identificar se o candidato a professor já está mais apto a trabalhar com aquela metodologia específica. No entanto, em geral, o treinamento apresenta caraterísticas da metodologia, técnicas e procedimentos recomendados e algumas vezes a indicação de o que o professor não pode fazer.

Defendendo a metodologia, aquele método específico é apresentado com frequência como o melhor ou até como um método perfeito. No entanto, não é comum que haja nessas ocasiões reflexões sobre o conceito de métodos, sobre outras metodologias e abordagens de ensino.

Entenda o conceito de métodos, abordagens e ecletismo metodológico lendo o meu artigo:

Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras: fundamentos, críticas e ecletismo.

Publicado na Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Volume VII. Número XXVI. Julho-Setembro de 2008. ISSN 1678-3182

Resumo:

Este artigo discute diferentes questões relativas a métodos de ensino de línguas estrangeiras, com especial atenção à definição do conceito, críticas e à Era Pós- Método.

Palavras-Chave: método, língua estrangeira, ecletismo, era pós-método


Leia o artigo.  DISPONÍVEL PARA LEITURA

Tag:educação, ensino, estudos linguísticos, língua inglesa, linguística aplicada

  • Compartilhe:
author avatar
Márcio Vilaça

Post anterior

Introdução em trabalhos acadêmicos: artigos, monografias, dissertações e teses

Próximo post

Pesquisa Aplicada - características e objetivos

Você também pode gostar

Transcrição Fonética
Pronúncia da língua inglesa: diferença entre transcrição fonética e pronúncia figurada
10 outubro, 2021
Transcrição Fonética
Modal Verbs em Língua Inglesa: Faça um quiz e avalie seus conhecimentos
3 outubro, 2021
Educação
Inglês para fins específicos: ESP
26 junho, 2021

Posts recentes

  • O que é mudança linguística?
  • Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar II
  • Hospedagem gratuita de sites – fatores a considerar
  • Criação, Design e Hospedagem de Sites
  • O que são estilos de aprendizagem?

Assuntos

Inovar Conecta por Márcio Vilaça Porque conectados vamos mais longe.