Métodos de ensino de línguas estrangeiras
O que é um método ? O que é técnica de ensino? Qual a diferença entre método e abordagem de ensino?
No ensino de línguas estrangeiras, é comum que o professor ou instrutor passe por um treinamento na metodologia empregada por um curso de línguas. Muitas vezes o processo seletivo para uma vaga como docente inclui uma aula (na verdade parte dela) na metodologia adotada no curso. O discurso é que busca-se identificar se o candidato a professor já está mais apto a trabalhar com aquela metodologia específica. No entanto, em geral, o treinamento apresenta caraterísticas da metodologia, técnicas e procedimentos recomendados e algumas vezes a indicação de o que o professor não pode fazer.
Defendendo a metodologia, aquele método específico é apresentado com frequência como o melhor ou até como um método perfeito. No entanto, não é comum que haja nessas ocasiões reflexões sobre o conceito de métodos, sobre outras metodologias e abordagens de ensino.
Entenda o conceito de métodos, abordagens e ecletismo metodológico lendo o meu artigo:
Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras: fundamentos, críticas e ecletismo.
Publicado na Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Volume VII. Número XXVI. Julho-Setembro de 2008. ISSN 1678-3182
Resumo:
Este artigo discute diferentes questões relativas a métodos de ensino de línguas estrangeiras, com especial atenção à definição do conceito, críticas e à Era Pós- Método.
Palavras-Chave: método, língua estrangeira, ecletismo, era pós-método
Leia o artigo. DISPONÍVEL PARA LEITURA